Enoturismo no uruguai

Para os amantes de um bom vinho, nada melhor do que aliar uma bela viagem/conhecer novos lugares à uma bela compania e um belo vinho não é verdade? Esse artigo tem o objetivo de mostrar algumas dicas de bons destinos para os que querem ter todos estes itens em uma experiência única neste país incrível que é o Uruguai. Se você já tem sua viagem marcada melhor ainda, aproveite nossas dicas e as coloque em prática assim que possível, garantimos que você não vai se arrepender de conhecer nenhuma das adegas que vamos citar a seguir:

Dica importante aos marinheiros de primeira viagem: O Uruguai é bem rígido quanto a nossa conhecida lei seca, o país tem tolerância zero para bebida ao volante, portanto recomendamos aos que querem realmente relaxar e provar os vinhos que levem um amigo para a função de “motorista da rodada” ou que utilizem aplicativos de transporte ou serviços das próprias vinícolas, para evitar qualquer tipo de problema.

Ainda a título de curiosidade, vale a pena saber que a maior parte da produção de vinho no Uruguai é diretamente destinada ao consumo interno, o que certamente é um belo indício da qualidade do vinho que eles produzem! Os Uruguaios estão no topo da lista na competição internacional de produção de vinhos.

Além disso, para que você tenha mais flexibilidade e independência em sua viagem, recomendamos fortemente que você avalie a possibilidade de alugar um veículo pois isso é bem comum no país e algumas das vinícolas/adegas que vamos indicar podem ter o acesso um pouco mais restrito e difícil para os que não contam com um veículo. Caso queria utilizar esse serviço, recomendamos que faça sua reserva com uma certa antecedência para evitar “atropelos”.

Se você está de viagem marcada já deve ter visto que o Uruguai é um país muito rico no que se refere a qualidade de suas vinícolas, esses locais incríveis que produzem vinhos mundialmente reconhecidos e premiados, as vinícolas do país  vem se profissionalizando nos últimos anos e se especializando no atendimento, cada vez mais preparadas  para receber turistas do mundo inteiro que vão ao Uruguai para conhecer os tradicionais vinhos, as vinícolas ou bodegas tem cada vez mais ofertas e variedades para quem quer fazer os chamados “tours” em suas instalações que também estão ficando cada vez mais interessantes e rebuscadas a cada ano.

Para os que não são tão conhecedores dos vinhos (iniciantes nesse mundo) é interessante explicar que o vinho mais conhecido/característico do país é o vinho feito da mundialmente conhecida uva “Tannat”, o vinho desta uva é considerado um dos mais saudáveis de todos. O Uruguai produz vinhos de outros tipos de uvas naturalmente, como o igualmente famoso “Cabernet Sauvignon”, “Merlot” ou “Chardonnay” entre outros, para os amantes de vinho em geral, podemos dizer que uma viagem ao Uruguai “não tem erro”, você encontrará literalmente vinho para todos os gostos.

Se tivéssemos que escolher uma única bodega que não poderia deixar de ser visitada no país, certamente seria a Bodega Garzón, ao final de 2018, a Garzón foi eleita a melhor vinícola do Novo Mundo pela Wine Enthusiast, revista especializada. Você com certeza terá uma experiência única e incrível ao conhecer esta bodega que fica a aproximadamente 1h 30min de Punta del Este. Desde a incrível qualidade na recepção dos visitantes até o toque final de seus vinhos, a Bodega Garzón também desperta muito interesse pela sua incrível estrutura. Com uma planta avantajada que conta com mais de 5mil hectares de terras produtivas e 19mil metros quadrados de área construída, esse lugar incrível foi a primeira vinícola sustentável fora da América do Norte, atendendo a todas as exigências do United States Green Building Council e com a certificação em Liderança em Energia e Desenho Ambiental (LEED). Isso já mostra um pouco dos inúmeros motivos para visitar essa adega incrível.

O caminho até Garzón é muito agradável e tranquilo, se você já reservou um veículo e pensa em ir dirigindo fique tranquilo pois o caminho é simples e muito bonito, e você pode utilizar os aplicativos de gps mais comuns como “google maps” ou “waze” sem maiores dificuldades. O caminho é muito bem sinalizado, durante todo o percurso você passará por diversas placas indicando o caminho para a bodega Garzon.

A bodega oferece ainda vários tours com ótimos guias, com opções de passeios simples até piqueniques. Você pode escolher o passeio que estiver mais a seu gosto, por exemplo em alguns você pode escolher degustar um tipo de vinho específico como o top de linha, Single Vineyard, uma grande pedida que recomendamos a todos.

Além da Garzón, temos outras dicas de vinícolas que você deve conhecer no Uruguai sem nenhuma chance de arrependimento.

Alto de la Ballena –  Para os visitantes que estão no litoral, a “Alto de la Ballena” é simplesmente a vinícola mais próxima do litoral de Punta del Este, não para uma simples caminhada pois são 30km de distância, mas nada que não seja muito rápido com a ajuda de um veículo como indicamos acima. A vinícola foi fundada em 2001 e produz uma variedade de vinhos de alta qualidade, você vai se surpreender com a “Alto de la Ballena”.

Narbona – Narbona é sem dúvida uma das mais tradicionais vinícolas da região a mais de um século, é localizada a apenas 15 quilômetros do centro de Carmelo, uma dica importante é que esta é uma das vinícolas que deixa os visitantes degustarem seus produtos de forma mais relaxada pois conta com instalações para hospedagem, portanto os que estão dirigindo podem provar os vinhos a vontade e passar a noite para dirigir apenas no dia seguinte sem os efeitos do vinho. Responsabilidade, não misturem álcool e direção!

Bodega Bouza – Uma vinícola mais nova (atual), a “Bodega Bouza” foi criada em 2003, e é hoje em dia uma das mais conhecidas e visitadas pelos brasileiros. Esta bodega oferece uma boa instalação com um restaurante e uma sala para degustação de vinhos que é decorada com carros antigos, esta bodega é bem interessante e agradável.

Irurtia – Mais uma entre as tradicionais vinícolas centenárias, esta vinícola é uma empresa familiar, atualmente em sua quarta geração de produtores de vinho, todos descendentes de imigrantes espanhóis. A bodega fica em Carmelo a menos de 5 km do centro e para os que estão em Carmelo ela pode ser visitada a pé ou até de bicicleta.

Desejamos a você uma ótima viagem ao Uruguai, com ótimos vinhos e experiências!